Amigos do Club

JMM Imóveis

Escorial Turismo

VX Comunicação

Club Español de Niterói – CEN, foi fundado no dia 26 de março de 1964, com o nome de Centro Recreativo Espanhol de Niterói, por vinte e cinco pessoas que montaram uma Diretoria, delinearam o estatuto e aclamaram como seu primeiro Presidente a César Leal Maneiros. A comunidade galega idealizava a criação de uma sociedade que reunisse os espanhóis residentes em Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo, mantivesse recordação de suas origens e costumes da Espanha e da comunidade galega, assim como, a divulgação de sua língua, pratos típicos, músicas e danças.

Nesse período os bailes eram realizados nos salões dos clubes existentes (Humaitá, CSSERJ e Central). Depois o Club alojou-se no 4º andar do Edifício Senador, passando por outros locais, como o salão localizado na Rua São Lourenço, até instalar-se definitivamente na atual sede de Itaipu.

Em 1972, um grupo de quinze espanhóis se juntou e comprou um terreno de 75.000 m2  em Itaipu – Niterói -RJ, para que fosse construída uma sede destinada às solenidades sociais e esportivas do Club.

A estrutura física do Club inclui restaurante, lanchonete, saunas, salas de aulas, parque infantil e uma grande reserva florestal. O complexo esportivo do Club constitui-se de duas piscinas, uma para adultos ( 30mX15m ) e uma infantil ( Ø10m ), salão de jogos, quadra de vôlei e campo de futebol society de grama sintetica. O social é formado pelo salão de festa (700 m2) e a churrasqueira para receber os sócios e seus convidados. O Club possui ainda, uma biblioteca com mais de 3500 obras em espanhol e galego.

O atual nome, Club Español de Niterói, resultou da 2ª alteração do seu estatuto em 15 de abril de 1981. A Câmara Municipal de Niterói assinou Decreto em 4 de outubro de 1989, que considerou o Club uma entidade de utilidade pública, sendo posteriormente promulgado pela Lei No. 760, publicada em 7 de novembro de 1989.

Em 26 de março de 1995, foi inaugurado na sede do Club, pelo Presidente da Xunta de Galícia, Exmo. Sr. Dom Manuel Fraga Iribarne, um mural de fachada, em concreto de relevo, de autoria do escultor espanhol Julio Espinoso, onde homenageia a cultura espanhola por meio do seu ilustre gênio Dom Miguel de Cervantes Saavedra, criador da obra cume das letras hispânicas “El ingenioso Hidalgo Dom Quijote de la Mancha”, o qual, junto com seu fiel escudeiro Sancho Panza cavalgam agora pelos campos e praias fluminenses numa obra cheia de referências aos seus quarentas personagens. O enorme mural simula a fachada de um castelo espanhol, e que tem o tamanho de 23 metros de largura por 5,20 de altura, perfazendo um total de 125 metros quadrados.

Hoje o castelo do Club Español de Niterói, centro de irmandade Brasil-Espanha, recebe seus freqüentadores e visitantes, com esta original homenagem ao esforço do emigrante espanhol e seus descendentes.

Club Español © 2008-2009
Praça Espanha, Nº13